Elias Santos eterniza Gonzagão

Elias

As feições e os versos de Luiz Gonzaga entalhados na memória coletiva

No último dia 13, data em que Luiz Gonzaga completaria cem anos de vida, o artista visual Elias Santos fez como milhares de pessoas e desembarcou em Exu, cidade natal do Rei do Baião, para render homenagens a um dos maiores valores que já brotou no solo árido do nordeste. Na ocasião, Elias distribuiu centenas de gravuras dedicadas ao Velho Lua. Ele conta que a experiência foi muito satisfatória e convida para o lançamento do catálogo Bom Dia Gonzagão, 28 de dezembro, no Palácio Museu Olímpio Campos.

“Meu retorno a Exu estabeleceu um diálogo definitivo entre o universo musical de Gonzaga e sua imagem, gravando para a história uma homenagem que, além da madeira, se perpetuará no catálogo lançado pelo projeto. O centenário de Gonzagão transformou o cotidiano de Exu. A circulação de pessoas, de artistas, de ações envolvendo o nome do mestre Lua foi muito comovente. A cidade só respirava e cantava Gonzagão”.

Contemplado pela Funarte, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga 2012, o projeto Bom Dia Gonzagão, proposto pela produtora cultural Silvane Azevedo, consistiu na confecção de uma série de gravuras dedicadas ao autor de autênticos hinos nordestinos, a exemplo de Asa Branca e Assum Preto. Para tanto, Elias visitou a cidade natal de Gonzagão no início de setembro com o propósito de procurar os vestígios de sua obra na paisagem árida de Exu.

Segundo Elias, é preciso transbordar o episódico e entalhar as feições e os versos de Luiz Gonzaga na memória coletiva. “Essas homenagens são mais do que merecidas, porém passageiras. Por isso me preocupei em deixar um registro e aí está o catálogo. Gonzaga é grande, demasiadamente grande, e ainda existem muitas histórias sobre sua genialidade musical que precisam ser contadas, desenhadas, gravadas e lavadas para todo o Brasil, para todo o mundo”.

Na ocasião, ocorrerá apresentação do auto de natal “Menino Deus” e do grupo Peneirou Xerém.

Elias Santos lança catálogo Bom Dia Gonzagão: 

Local: Palácio Museu Olímpio Campos

Data: 28 de dezembro

Hora: 16 horas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: