Elias Santos saúda centenário de Gonzagão

O imaginário de um povo entalhado na madeira*

A cultura nordestina entalhada na madeira. A homenagem proposta pelo projeto Bom Dia Gonzagão extrapola o personagem do Velho Lua e, a exemplo de sua obra, se aproxima do imaginário de um povo que deve a própria narrativa a um dos maiores mestres da Música Popular Brasileira. De acordo com o gravador Elias Santos, não há como se deter sobre as feições do sanfoneiro sem perceber os contornos dos seus.

“Gonzaga é mágico! Está por toda parte, em cada canto, no sorriso de velhos e moços. Não dá para circular em Exu e não se emocionar com sua arte. Vai continuar iluminando a cultura do nordeste como uma fogueira que nunca se apaga”.

Contemplado pela Funarte, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga 2012, o projeto proposto pela produtora cultural Silvane Azevedo consiste numa série de gravuras dedicadas ao autor de autênticos hinos nordestinos, a exemplo de Asa Branca e Assum Preto. Para tanto, Elias visitou a cidade natal de Gonzagão no início de setembro com o propósito de procurar os vestígios de sua obra na paisagem árida de Exu. O resultado não poderia ser outro.

“Minha gravura foi contaminada por essa energia. Entrei num processo de imersão, investigando e curtindo minha personagem para criar as gravuras. Nesse caso, a viagem à cidade natal de Gonzagão foi fundamental. As músicas para animar o corte também”.

As gravuras inspiradas em Gonzagão serão reunidas em um catálogo a ser lançado no dia 13 de dezembro, data em que o Rei do Baião completaria 100 anos de vida, na cidade que o viu nascer. Elias pretende saudar o amanhecer deste dia, quando Exu promoverá uma programação cultural alusiva ao Centenário, com uma intervenção artística que celebra a vida e o legado de Gonzagão.

*Foto: Renata Voss

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: